Quem sou eu

Sou uma pessoa da paz....assim eu espero

Seja bem vindo!!!!!

Seja bem vindo!!!!!
Este é um blog despretencioso, não pretendo discutir grandes assuntos, pretendo só escrever.
Você sempre será bem vindo ao meu blog, espero poder trocar informações e experiências.

terça-feira, 8 de dezembro de 2009

TRANSCENDENDO O MEDO


O mundo e o ser humano estão vivendo momentos de medo. Medo de ser, medo de viver, medo de morrer, medo da solidão, medo da violência, medo de si e medo dos outros. Muitos estão sofrendo e quase paralisados pelo medo do passado, o medo do presente e, principalmente, o medo do futuro.

Sabemos que de fato existem somente dois tipos de emoções principais na vida de um ser humano: amor e medo. Todos os adjetivos que descrevem as emoções, como ansiedade, raiva, alegria, paz, alívio, frustração, angústia etc., são outras maneiras de descrever o amor e o medo.

Buda diz que “todos os medos e todos os sofrimentos infinitos vêm da mente”, e eu sempre acredito que “o nosso melhor amigo e pior inimigo é a nossa própria mente”. Viver com medo é como viver com o seu pior inimigo, e da mesma forma, viver em amor, é como viver com o seu melhor amigo. A vida pode ser melhor ou pior dependendo da forma que estamos percebendo os eventos em nossa vida. Muitos estão sofrendo com o medo do passado, do presente e do futuro, sendo que uma mudança real da percepção e da compreensão dos eventos da vida pode ajudar a transcender os seus medos.

Vamos primeiramente entender o origem do medo. O ser humano é essencialmente emoção. Tente explicar ou definir a essência da vida de um ser humano, e você estará definindo a essência da palavra emoção. Nós somos cem por cento emoção. Podemos dizer então que tudo que fazemos na vida fazemos pelo motivo principal de sentir certas emoções ou mudar certos sentimentos.

O sentimento de medo já está registrado na memória celular de todos os seres humanos, vindo geneticamente dos nossos antepassados. A partir do nosso nascimento, começamos a vivenciar eventos que desencadeiam o sentimento do medo já enraizado em nós como memória celular. Depois começamos a somar os medos dos nossos pais, dos parentes, da sociedade, amigos e parceiros e também o medo coletivo do mundo, criando assim uma massa crítica do medo em nós. Ou seja, compartilhamos com todos os medos do mundo.

Então vamos desmistificar o medo para começar a entendê-lo e a transcendê-lo. Precisamos saber que sentimos o medo do passado e do futuro apenas no presente. Sendo assim, devemos focar em transcender os medos sempre no momento presente. Para começar a dissipar os medos do passado e transcender os medos do futuro, precisamos entender que o medo que sentimos do passado é a lembrança da dor emocional e física de eventos passados. O medo que sentimos no presente é a reação fisiológica e emocional para evitar dores emocionais e físicas, baseado nas lembranças dos eventos no passado e possíveis eventos no futuro, como por exemplo: dor de perda, morte, fracasso, doença etc.

Como todos os medos acontecem apenas no momento presente, a nossa ação para transcender o medo também deve ser no momento presente. Precisamos substituir o sentido do medo e da dor pelo sentido do respeito. Respeito é um ato de amor e amor é a única energia que pode dissipar a energia do medo. Não fuja das coisas ou das pessoas que você teme. Procure chegar com respeito e amor, olhe bem de perto com a intenção de compreender aquilo que você teme, e você poderá se surpreender com a descoberta de que realmente não há nada a temer, que aquilo que você sempre temeu de fato não representa nenhum tipo de perigo para você. Pense nisso: “você não tem medo do fantasma, você tem medo do que o fantasma supostamente pode fazer com você”. É possível que você descubra que aquilo que você teme eram os medos dos outros que foram transferidos para você, e que não é algo que representa perigo para você. O mundo está cheio de medo compartilhado, e na maioria dos casos, quase ninguém sabe de onde vem e porque apareceram tantos medos, como se ele fosse um vírus que infestou o mundo. A meu ver, o aparecimento de tantos medos em nosso mundo indica a falta de amor.

Muitas pessoas têm um relacionamento péssimo com o divino porque desde criança foram ensinadas a temer a Deus ao invés de amá-lo, e consequentemente passaram a vida toda vibrando sempre na energia do medo ao invés do amor. É simplesmente impossível temer algo e amá-lo ao mesmo tempo.

Desde a infância, a frase que eu mais escuto em minha volta, de parentes, amigos, na rua, TV, no rádio, enfim, em todo lugar, é “eu estou com medo”. Raramente escuto pessoas expressando a frase “eu estou amando” ou “eu amo”. Parece que sempre estamos com medo de tudo e de todos.
É possível medir o medo? Eu diria que sim, já que o medo é emoção oposta a do amor, como o dia e a noite. Sabemos que é impossível estar na escuridão quando o sol começa a brilhar, assim como é impossível sentir medo de alguém ou algo e amá-lo ao mesmo tempo. Portanto, as pessoas que sentem muito medo precisam começar a buscar a única energia emocional que dissipa e equilibra o medo: a energia emocional do amor. Principalmente de amor próprio!
Muitos já me perguntaram: “qual é o propósito do medo?”. A resposta é que o medo existe para nos guiar e ensinar. O medo está a serviço do amor. O medo é o mecanismo cósmico que nos alerta quando estamos nos distanciando do amor. Tudo na vida começa a ficar mais escuro e mais confuso quando você se distancia da luz. Quando você começa a se distanciar do amor, você se aproxima do medo. O medo gera sofrimento e o sofrimento é a voz da sabedoria, te chamando de volta para a luz.
A razão para tanto medo no mundo é que muitos esqueceram quem são e o que são. A experiência de ser humano está sendo difícil para todos, porque de fato, não somos seres humanos. Somos seres essencialmente espirituais, e a experiência de ser temporariamente humano é estranho e confuso, como se fosse um imenso drama cósmico, cujas regras são desconhecidas. E sempre temos medo do desconhecido.
Como escrito anteriormente (na primeira parte desta matéria), sempre achamos que temos medo de fantasma, mas na verdade nosso real medo é do que o fantasma pode fazer conosco. O instinto de auto preservação nos coloca sempre na defensiva. Estamos sempre tentando nos proteger da dor física e emocional. Sempre antecipando que seremos magoados, prejudicados ou machucados, e reativamente fazendo o mesmo. Isto é o medo.
O medo, como todas as emoções em sua vida, tem exatamente o valor emocional que você atribui a ele. Então, comece a dar mais valor emocional ao amor e menos valor emocional ao medo! Uma vez entendendo que somos seres essencialmente espirituais, ou seja, que somos eternos, imortais e indestrutíveis, podemos transcender o medo, não nos permitindo mais sermos magoados, prejudicados ou machucados, já que na nossa essência somos amor. Isto não significa que nunca iremos sentir as dores emocionais e físicas dos eventos da vida, mas a diferença é que ao invés de reagir com medo, podemos escolher agir com amor. A pergunta que devemos nos fazer em momentos de medo é: “O que amor faria nesta situação?”. A partir daí a sua resposta interna deve ser a sua ação externa! Lembre-se de que a sua vida não se trata do que está acontecendo ou o que você está sentindo, mas a sua vida se trata de o que você está fazendo com o que você está sentindo em qualquer situação!
Muitas pessoas estão viciadas na emoção do medo e do sofrimento. Elas já leram, estudaram e fizeram muitos cursos, terapias e vivências, mas parece que nada resolve. Existem motivos para isto e um dos principais é o apego emocional e falta de compreensão do verdadeiro sentido da vida. O meu conselho é que devemos sempre ser, viver e agir como um guardião, ao invés de ser, viver e agir como dono de qualquer coisa nesta vida.
Convido você para respirar fundo, ler com atenção, pensar, sentir e digerir estas próximas palavras: comece hoje a tratar tudo que você tem como presentes para serem agradecidos. Não se orgulhe dos seus bens materiais e posição social, por que eles na verdade não lhe pertence. Veja, tudo que é físico é temporário, e tudo que é espiritual é permanente! Seu único pertence verdadeiro e permanente é o seu espírito, vidas após vidas, para sempre seu. A sua existência neste plano é temporária e imensamente significativa, e uma das inúmeras maneiras para tornar a sua existência física mais feliz é se ver, não como um dono dos seus bens materiais, mas como um guardião!
A atitude de um guardião é de serviço, humildade, simplicidade e cuidado, já a atitude de um dono é de possessividade, MEDO e orgulho.
O guardião está sempre pronto para desapegar-se dos pertences em amor e gratidão pela oportunidade de servir. Um dono se agarra aos seus pertences por orgulho e medo de perder a ilusão de segurança. Todos nós viemos para este plano sem bens materiais, portanto, se desapegue dos valores antigos e crie espaço para o novo.
Quando você começar a pensar e agir como um guardião, você começará a vivenciar e compartilhar compaixão, generosidade e um estado de liberdade física, espiritual e mental, necessário para focar na sua única, verdadeira e permanente possessão: o seu espírito, vidas após vidas, para sempre seu.
Então, lembre-se sempre de se perguntar nos momentos de medo: “o que amor faria nesta situação?”. A partir daí a sua resposta interna deverá ser sempre a sua ação externa! Muitos buscam paz na vida, e no caminho para a paz existe um desafio chamado medo, mas em nossos corações e também em nossa mão existe a maior ferramenta para transcender todos os medos: o amor, que é a verdadeira essência divina!

O mundo quer paz. O ser humano busca a paz, mas enquanto existem medos, e enquanto a massa crítica de energia emocional em nosso planeta é predominantemente o medo, dificilmente teremos paz. Medo é o maior obstáculo na vida do ser humano, e cada um de nós temos a obrigação de transcender os medos em nossa vida para abrir o caminho para a verdadeira existência de amor, alegria e paz em nossas vidas e no mundo. Se você está lendo este matéria saiba que é possível transcender seus medos e consequentemente o medo coletivo. Vamos começar agora a transcender os seus medos e vamos dar as mãos para os outros transcenderem seus medos também, e assim criar uma nova massa crítica de amor!
Para você que tem medo de viver, saiba que você não está aqui na Terra para viver para sempre. Você é um ser eterno, imortal e indestrutível, um viajante cósmico de “férias” e de passagem no planeta. Então, ao invés de viver com medo, como se esta fosse a única vida que você tem, liberte-se e viva com amor e leveza, porque a grande verdade é que você é um ser divino tendo uma breve experiência de ser humano, com a missão de viver, amar, experimentar e co-criar junto com o divino. O medo de viver é simplesmente ignorância da sua verdadeira essência!
Para você que tem medo de morrer, saiba que você não morre nunca. Mesmo se quisesse parar de existir, seria impossível, porque a sua existência é eterna. Liberte-se da ilusão e do medo de que a sua vida começa e termina aqui na Terra. A sua existência aqui é temporária e muito breve em comparação com a sua existência eterna. Aquilo que chamamos de morte é de fato o fim de um círculo de existência e início de uma nova jornada maravilhosa. Somos viajantes e aventureiros cósmicos é já está na hora de entender isso e aprender a viver pra valer: sem medo e sempre com amor!
Para você que tem medo de perder alguém amado, saiba que é impossível perder aquilo que nunca lhe pertenceu. Nem os seus filhos, marido, esposa, parentes, amigos lhe pertencem. As pessoas que passam pela sua vida são como você, viajantes e aventureiros cósmicos que estão temporariamente compartilhando um breve trecho da jornada com você. Ao invés sentir medo e desperdiçar os momentos que lhe foram dados para conviver com estas pessoas, celebre com eles cada momento com muito amor, respeito, compreensão, tolerância e gratidão, sabendo que cada momento, cada trecho do caminho, cada passo e cada pessoa em sua vida é sagrada e eterna.
Para você que tem medo de perder o emprego e a posição social, pergunto: “se você não tivesse permitido as mudanças de empregos e de posições sociais em sua vida, você estaria hoje aonde você está?”. A resposta é: certamente não! Então saiba que absolutamente nada na existência do ser humano é permanente ,exceto o seu estado espiritual. Tudo muda! E quando chegar a hora da mudança permita tudo fluir sem medo e sem apego, e saiba que você não está perdendo nada, pelo contrário, você estará iniciando um novo ciclo e cada ciclo na vida é uma oportunidade de vivenciar o novo. Empregos e posições sociais vêm e vão, mas a sua vida sempre continuar, e é você quem irá decidir como continua: Lamentando o passado? Temendo o futuro? Ou vivendo o presente?
Para você que tem medo da solidão, saiba que a solidão é justamente a ilusão de separação com a verdade da sua existência, a verdade desta é que ninguém está sozinho e tudo está conectado. O medo é justamente a negação desta verdade e amor e afirmação da mesma verdade. Pergunto: “Quem passa a maior parte do tempo da sua vida com você?”. A resposta é :você mesmo! Então comece a cultivar o hábito de curtir a sua própria companhia, conversar amorosamente com você mesmo, declarar aceitação por você mesmo, rir de você mesmo, levar a vida mais leve e mais solta, e eu garanto que rapidamente outros irão perceber que você está bem consigo e com a vida. Daí todos irão começar a disputar a sua companhia e atenção. Saiba que ninguém quer estar na companhia do alguém que vibra e vive com medo. O medo repugna e o amor atrai!
Para você que tem medo da violência saiba que o próprio medo da violência atrai a violência. A energia da massa crítica no mundo é de medo e o medo torna as pessoas e as nações defensivas e ofensivas. Não se preocupe em se defender de nada nesta vida. Quem anda sempre defensivo, anda sempre com medo. Saiba que ainda não existe nada e nem ninguém que pode destruir a sua verdadeira essência, exceto você mesmo!
Para você que tem medo de sofrer e medo de tudo, saiba que todos os mestres que sofreram e transcenderam medo, como Jesus, Buda, Mahatma Ghandi, sabiam que a dor e o sofrimento ainda fazem parte da existência humana e todos conseguiram transcender o medo porque sempre agiram com amor nos momentos de medo.
Agora chegou o momento definitivo para transcender os medos em sua vida. Levante-se, procure um espelho e olhe para você bem nos olhos e se pergunte “o que amor faria agora?”. Depois feche os olhos e respire fundo, ouça a resposta dentro de si e a partir dai permita que a sua resposta interna seja sempre a sua ação externa!

Com amor,
Rex Thomas

Seguidores